Os primeiros homo sapiens viviam suas vidas normalmente na savana africana, eram animais adaptados aos riscos dela. Á 150 mil anos antes do presente, eles já tinham dominado o fogo. Caçavam e coletavam alimentos, cuidavam das crianças e dos feridos. Porém essa vida ‘’pacata’’ na savana, de alguma maneira parecia pouca.
Não se sabe ao certo o que levou ao homem primitivo a sair da savana, e explorar o mundo. Talvez já houvessem tribos demais vivendo lá. Ou então ele achasse que se aventurando fora da savana encontraria mais alimento, ou o homem primitivo fez essa longa caminhada unicamente pelo instinto de explorar, já que não foi o primeiro homo a sair da África, aparentemente existe um instinto de explorador no gênero homo, porém somos a primeira espécie a chegar a todos os continentes. Só nós resta a imaginação para nos dizer, como seria o mundo se os sapiens não tivessem saído da África. Talvez as outras espécies de homo não tivessem se extinguido, e teríamos hoje, mais de um gênero de homo vivendo no planeta. Poderíamos teorizar sobre isso no texto todo, mas nunca chegaríamos a um consenso.
O que sabemos de verdade é que o homo sapiens saiu da savana, atravessou o deserto e chegou até a península arábica a 100 mil anos atrás. Isso deu início a uma longa caminhada que o levou para todos os continentes do mundo.
Escrito por: Igor Cândido Matias

Nenhum comentário:
Postar um comentário