Quando se fala de povoamento das Américas pelo Homo sapiens, a primeira coisa que vem à mente é a teoria do estreito de Bering, na qual nossos ancestrais vieram pelo norte, e desceram e povoaram até ao sul, onde se diversificaram e construíram civilizações, entretanto, apesar de ser a mais difundida e mais aceita teoria, esta não se trata da única, possuindo uma concorrente à altura.
Esta teoria concorrente prega, por meio de vários indícios arqueológicos (assim como a sua “rival”, não se tratando de nenhuma delas puro achismo) que o ser humano veio, também (uma palavra chave que deve ser dita, ou seja, sem negar a teoria de Bering), pelo pacífico, por mar, pelo meio de canoas, em outra onda migratória. Tal teoria é afirmada, entre outros fatores, por Luzia, um fóssil de uma jovem mulher de feições similares aos povos africanos e aborígenes (australianos). Isto causou certa confusão, pois, até então, os mais antigos fósseis tinham similaridade facial com os povos asiáticos (“mongoloides”).
Certo então, devem estar se perguntando qual teoria é a correta? Ora, por enquanto não há uma completamente correta e outorgada como verdade única, por isso há uma discussão, ou melhor dizendo, um debate entre a comunidade científica sobre qual tese é a correta, e mais evidências surgem praticamente todos os dias para
Escrito por: Pedro Bernardo Caetano

Nenhum comentário:
Postar um comentário