Na expansão dos sapiens pelo globo, eles foram encontrando outras espécies de homo durante o processo. Quando eles chegaram na Península Arábica (à 100 mil anos atrás) se depararam com um primo nosso, o Homo Erectus, ainda existem diversas teorias de como teria sido esse encontro, se amigável, ou violento, porém não é o objetivo desse texto falar disso. O Homo Erectus tinha mais ou menos a mesma estatura do sapiens, porém seu crânio era menor.
Ainda se aventurando mais a norte, já na Europa, chegando lá a mais ou menos 40 mil anos atrás, os sapiens encontraram outro primo não distante, o homem de neandertal (ou em sua nomenclatura científica homo neanderthalensis), este era mais alto e robusto em comparação aos sapiens, e estava adaptado aos climas frios, também possuíam o crânio maior.
Porém os sapiens não pararam por ai, foram avançando pelo mundo, chegando até ao extremo leste, que também estava habitado pelo Homo Erectus, e o hominídeo de Denisova, (outra espécie de homo, porém ainda sem informação quanto as suas características), mas ao contrário de seus primos, os sapiens se aventuraram pelo estreito de Bering, que a 15 mil anos atrás estava totalmente transponível, pois as geleiras do polo norte estavam em um nível muito alto, estávamos na famosa era do gelo.
Indo mais a sul da Ásia, os sapiens ainda nessa busca da exploração, fizeram barcos e se aventuraram em descobrir novos lugares para habitar, chegando na Austrália a 50 mil anos atrás.
Escrito por: Igor Cândido Matias

Nenhum comentário:
Postar um comentário